A Secretaria de Saúde realizou na última sexta-feira, dia 10 de julho, a 2ª Conferência Municipal de Saúde no salão paroquial que tinha como tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, direito do povo Brasileiro”.
A Conferência contou com inúmeras autoridades do município e foi ministrada pelo médico palestrante Jhonatan Presotto, que abordou vários temas importantes que foram divididos em oito eixos temáticos, sendo eles: I Direito a Saúde, garantia de acesso a atenção de qualidade; II – Participação Social; III – Valorização do trabalho e da educação na saúde; IV – Financiamento do SUS e relação do público privado; V – Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; VI – Informação, educação e política de comunicação do SUS; VII – Ciência, tecnologia e inovação no SUS; VIII – Reformas democráticas e populares do Estado.
Jhonatan ressaltou a importância de a comunidade participar e discutir as políticas públicas de saúde. “A Conferência é um momento democrático, onde o trabalhador, a população e o gestor discutem as melhorias da saúde pública e um dos principais momentos para fundamentar a consolidação do SUS e uma saúde pública de qualidade”, finalizou Jhonatan.
A Conferência reuniu cerca de 60 pessoas e para a Secretária de Saúde Marilde Zanette, o momento foi único. “É um momento em que a população tem a oportunidade de expor suas opiniões e de avaliar a situação da saúde no município, e assim juntamente com a administração fazer propostas e pedidos para a melhoria da saúde pública no município”, completou Marilde.