* Projeto: “Cultura Indígena: Até no nome está presente= ITAPUCA”.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Claudir Caproski em conformidade com a Lei n.º 11.645/08, desenvolveu nesta semana o Projeto: “Cultura Indígena: Até no nome está presente= ITAPUCA”.
Com o objetivo de promover atividades teóricas e práticas concernentes ao Dia da Cultura Indígena, desenvolvendo ações educativas de combate ao racismo e a discriminação através de estratégias de ensino, apresentando aos educandos a história dos povos originários desta terra, considerando a diversidade entre os diferentes grupos indígenas brasileiros e propondo a reflexão da diminuição e extinção de determinadas etnias ao longo da história, considerando a contribuição de cada grupo na construção e transformação de nossa sociedade.
Foram desenvolvidas no decorrer do projeto inúmeras atividades referentes ao tema Cultura Indígena: Leitura e interpretação de textos sobre a História dos Índios que aqui viviam; pesquisas referente ao tema; Produção textual; Desenhos e pinturas de símbolos Indígenas; Confecção de cartazes e painéis; confecção de cocares e colares; Pintura facial; Cálculos, problemas matemáticos, tabelas e gráficos sobre o tema em questão; música, dança, coreografia.
* Oratória.
Com o objetivo de estimular a prática de falar em público, com segurança e autenticidade, oferecendo aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão, conscientização sobre o tema proposto, em nível de sala de aula, escola e mundo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Claudir Caproski irá participar pela segunda vez do Concurso Oratória nas Escolas- JCI Brasil.
Neste ano, o tema abordado será: O FUTURO DA EDUCAÇÃO: Como a Inteligência Artificial vai mudar a forma que aprendemos. E com o propósito de apoiar, subsidiar, incentivar e se inteirar ainda mais sobre o assunto, contamos com uma palestra ministrada por Odimar Manoel da Silva- Treinador Empresarial Especialista em Comunicação não Violenta- colaborador voluntário da JCI de Arvorezinha, o qual abordou o tema de forma clara, específica e objetiva, contribuindo muito com o projeto.
Após vários estudos e abordagens, todos os alunos do 8° e 9° ano produziram seus textos, sendo selecionados apenas sete para participarem da final da etapa interna que ocorrerá no dia 15/05: Alice Aparecida Borges de Oliveira, Ariane Pagnussatt Scorsatto, Eduarda Lisot, Emily da Costa Elias, Guilherme Zanette Pagnussatt, Karen Gabrieli Nervis Gambatto e Maikellen Formagini.