Ter uma boa oratória é a habilidade de falar em público de forma clara e expressiva. Dominar a oratória é garantir uma presença confiante e persuasiva com um discurso eloquente, mas que se faça entender. É envolver as pessoas com o conteúdo que quer transmitir sem ser insistente. É ter o traquejo de tornar um conteúdo chato em uma conversa atrativa, e tudo isso sem forçar.

Diferentemente do que muitos podem achar, falar bem em público não é um dom ou talento inato, e assim como o desenvolvimento de uma boa escrita, leitura e interpretação, a comunicação da expressão em público também pode ser trabalhada e aprimorada. Pensando em desenvolver com os educandos estas habilidades e capacidades que a E.M.E.F. João Claudir Caproski, sob a Coordenação da professora de Língua Portuguesa Carina Cavalini de Lima, em parceria com a JCI- Arvorezinha, desenvolveu o Projeto: "O Futuro da Educação: Como a Inteligência Artificial vai mudar a forma que aprendemos".

Hoje, foi realizada a escolha do finalista do Concurso de Oratória nas Escolas- Fase Interna através dos jurados: Secretária de Educação e Esportes de Itapuca: Analice Sebben Casagrande, Professoras de Língua Portuguesa: Carina Cavalini de Lima e Jacinta Morlim Pancotte, Professora de Ciências e Senior da JCI de Arvorezinha: Micheline de Almeida e Nutricionista com formação em Oratória: Vanuza Burille. Na oportunidade, os 7 educandos classificados: Alice Aparecida Borges de Oliveira, Ariane Pagnussatt Scorsatto, Eduarda Lisot, Emily da Costa Elias, Guilherme Zanette Pagnussatt, Karen Gabrieli Gambatto e Maikellen Formagini, realizaram belíssimas apresentações demonstrando segurança e domínio do tema.

Em meio aplausos e muita emoção a Comissão Julgadora escolheu a educanda Maikellen Formagini aluna do 9° ano, como representante desta instituição na etapa Local que acontecerá em Arvorezinha no dia 08/06/2024. Secretaria Municipal de Educação e Esportes e Equipe Diretiva parabeniza professores e alunos pelo excelente trabalho desenvolvido e agradece a disponibilidade de todos os colaboradores envolvidos no processo. Parabéns a todos!