O Prefeito de Itapuca, Marcos José Scorsatto, apresentou na tarde da quarta-feira, 30 de novembro, o projeto “De Olho no Futuro”. Este projeto visa tratar precocemente problemas oftalmológicos em crianças e adolescentes.

O diagnóstico inicial a ser realizado nas escolas municipais irá utilizar a tecnologia de ponta a ponta. Através de um equipamento portátil será possível detectar problemas oftalmológicos relacionados a refração em apenas seis segundos e sem a necessidade de dilatação da pupila. Em Itapuca, os testes serão realizados no dia 06 de dezembro na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Claudir Caproski e Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente. Neste diagnóstico inicial será possível detectar seis fatores de risco: a Miopia (má visão à distância), Hipermetropia (desfoque de objetos próximos), Astigmatismo (todos os objetos, tanto próximo, como distantes, ficam distorcidos), Anisometropia (condição refrativa que pode afetar a visão binocular nos casos em que existe diferença entre de dioptria considerável entre os dois olhos), Estrabismo (distúrbio que afeta o paralelismo entre os olhos que apontam para direções diferentes), e Anisocoria (tamanho desigual das pupilas, apresentando sensibilidade a luz, dor ou visão embaçada).

O Prefeito, Marcos José Scorsatto, ao apresentar o projeto declarou que as crianças da rede municipal de ensino, nos casos em que houver necessidade, receberão encaminhamento gratuito para consultas com médicos oftalmologistas e serão fornecidos óculos e lentes de forma gratuita. “Serão realizados 229 testes em crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Pretendemos com esse projeto melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), reduzir a evasão escolar, realizar economia cruzada entre a Educação e Saúde, e o mais importante, ter um diagnóstico precoce de problemas visuais, melhorando a qualidade de vida e o rendimento escolar das crianças.”

Para a Secretária Municipal de Educação, Analice Sebben Casagrande, “nós já temos vários projetos em andamento e o “De Olho no Futuro” só vem a somar para termos resultados ainda melhores na aprendizagem das crianças, sendo que é possível, por meio de uma triagem identificar precocemente os problemas de visão nessas crianças e tratar, para que no futuro não haja maiores danos.” Segundo ela, todos os projetos em andamento contam com a parceria dos pais, professores e direção das escolas.

O Secretário Municipal de Saúde, Delavir Scorsatto, enfatizou a questão da prevenção e a importância do serviço estar sendo oferecido no Município “antes tínhamos que encaminhar os pacientes para Passo Fundo ou Encantado quando o problema poderia ser resolvido por aqui mesmo. É um projeto de prevenção, que é sempre o melhor remédio, pois quando prevenimos, o custo é bem menor e não precisamos muitas vezes ficar deslocando o transporte para centros distantes, estamos gastando agora, mas no futuro será uma grande economia para o Município.”

Após a realização dos testes, há programação de encaminhamento de 45 consultas oftalmológicas em janeiro de 2023 e o fornecimento de 25 óculos e lentes em fevereiro de 2023, em caso de haver necessidades. A previsão de investimento é de R$ 39.000,00.

O projeto teve iniciativa através de uma viagem do Prefeito Municipal à Brasília, onde conheceu a tecnologia, “fiquei apaixonado pela oportunidade de poder fazer esses testes nas crianças, voltei e fiz um levantamento na rede municipal de ensino e cheguei à conclusão de que 95% dos alunos nunca fizeram testes oftalmológicos. O Consisa é grande parceiro desse projeto, foi lá que realizamos uma demonstração desta tecnologia, avaliamos as garantias necessárias, a maneira que a máquina scaneia os olhos, sem causar nenhum dano e apresenta o diagnóstico de forma precisa. Foi através do Consisa também, que realizou-se o processo licitatório, credenciando empresas para prestar esse serviço. Desde Novembro os Municípios que compõem o Consisa têm a oportunidade de levar esses testes aos seus municípios. Espero que Itapuca sirva de conhecimento para os demais municípios, pois pretendemos demonstrar o quanto é importante diagnosticar estes problemas precocemente, beneficiando as crianças que, mediante algum problema de visão, acabam não aprendendo de forma necessária, sendo que o futuro do país depende de nossas crianças e nós temos que fazer a nossa parte.”